Por que a Telefonia Voip é mais barata que a telefonia convencional?

Muito se fala que a tecnologia VoIP possibilita economias de até 90% com os gastos de comunicação em realação a utilização de telefonia convencional, porém o que não é explicado é o motivo para tal economia.

Como na Internet não existe diferença de custo entre os dados que são trafegados, por exemplo você pode acessar um site e conversar com algum amigo que está do outro lado do mundo sem pagar nenhum adicional por isso, e a tecnologia VoIP utiliza esta rede de computadores (Internet) para estabelecer a comunicação,  toda a comunicação é feita como um dado qualquer atravessando a rede de computadores. Deste modo, não existe custo algum, a não ser o custo de manutenção do próprio link de Internet, para falar com pessoas que podem estar em qualquer lugar do mundo.

Mas para entender realmente o motivo de não haver custos no tráfego de informação na internet e haver um custo alto no tráfego de informação pela telefonia comum, precisamos entender como cada uma dessas redes funciona.

Telefonia Convencional

A rede de telefonia convencional trabalha através de comutação de circuítos, ou seja, quando é feita uma ligação, todo o sistema de telefonia reserva um canal de comunicação ente o originador e o receptor da chamada, fazendo com que eles ocupem um canal de comunicação dentro da operadora, o que é muito caro, visto que ester recursos são limitados. No inicio do funcionamento da telefonia, este circuíto era um circuito elétrico que fechava entre os participantes das chamadas, como se fosse um par de fios que era levado da casa do originador para a casa do receptor da chamada.

VoIP

Já na rede de computadores, é utilizado o conceito de comutação de pacotes, onde toda a estrutura de cabeamento e recursos físicos já estão montados, e os dados trafegem em formas de pacotes. Podemos fazer uma analogia deste caso com o serviço dos Correios, onde as estradas já estão prontas, e quando você envia uma carta para alguém, você simplesmente entrega um pacote para o carteiro e ele entrega no distino, utilizando toda a estrutura já pronta, além de em uma mesma viagem, o carteiro pode levar correspondências de várias pessoas, otimizando o uso dos recursos disponíveis.

Desta mesma forma, na troca de informações pela Internet, seu computador envia para o seu provedor de dados um pacote com o endereço do destino, o endereço IP. Sendo assim, o provedor de dados utilizará sua estrutura já pronta para entregar esses dados. Note que no mesmo exemplo dos Correios, esta estrutura também é compartilhada, sendo assim, este provedor pode utilizar a mesma estrutura para entregar dados de todos os seus assinantes para os respectivos destinos.

É exatamente por este motivo que a utilização de VoIP é tão barata, uma vez que toda a estrutura já está montada, bastando com que seja solicitado ao provedor de serviços de dados que entregue a informação de voz para a outra pessoa envolvida na comunicação através de uma rede compartilhada entre todos os usuários deste provedor de dados.

Leia mais artigos do Blog Sonax

plugins premium WordPress