A telefonia Voip é mais uma tecnologia que foi criada para facilitar a comunicação entre as pessoas.

Com a telefonia Voip é possível fazer ligações através da internet onde a conexão entre os computadores e os dispositivos envolvidos na ligação ocorre por meio do número do IP e é possível conversar normalmente assim como ligações comuns por telefone.

Porém, apesar de ser um serviço muito útil, o sistema de telefonia Voip quase não é utilizado no Brasil, e por esse motivo foram criados alguns mitos sobre essa tecnologia. Neste artigo iremos esclarecer o que é mito e o que é verdade com relação aos serviços de Voip.

1- A telefonia Voip é mais cara que uma ligação convencional

Mito! As ligações feitas através do Voip são bem mais baratas, podendo reduzir os custos em até 70%.

Essa dúvida é muito comum devido aos valores dos dispositivos para chamadas via Voip, não pelo custo da ligação em si. Pois os custos das chamadas através do Voip são muito baixos, quase insignificantes, segundo pesquisas.

Outro ponto positivo da telefonia Voip é que sua adaptação para telefones móveis tem sido cada vez maior e melhor, aumentando assim sua acessibilidade e reduzindo a complexidade da sua infraestrutura.

2- O serviço de Voip só é útil para grandes empresas

Mito! O Voip oferece benefícios para todos os tipos de empresas, desde microempresas até as multinacionais.

Através da telefonia Voip você tem acesso a diversos recursos de negócio que podem facilitar muito o dia a dia da sua empresa.
Por exemplo: transferências entre ramais; filas de atendimento; menu eletrônico; conferência; correio de voz; gravação de chamadas entre vários outros serviços.

3- O Voip não precisa de uma linha fixa

Verdade! A tecnologia de telefonia IP está cada vez mais modernizada, e os dispositivos que convertem sinal analógico em sinal digital contribuíram para a telefonia Voip.

A tecnologia Voip pode ser utilizada, apenas com sinal de internet (4g) de telefonia Móvel  e/ou internet banda larga (Fibra), sem a necessidade de ter um número fixo, podendo também adquirir um número fixo de qualquer cidade sendo ele entregue por tecnologia IP (VOIP), na sua internet.

Além disso, o Voip possui muito mais recursos que a telefonia convencional e a qualidade das suas chamadas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é ótima!

Na verdade, a qualidade da sua chamada vai depender da sua conexão de internet. Se a conexão estiver estável e for de alta velocidade, você não terá nenhum problema durante suas ligações. No entanto, se o seu sinal de internet não estiver bom, pode ser que sua chamada fique falhando ou até mesmo que ela caia.

Mas hoje em dia esse problema quase não existe mais, afinal a grande maioria da população e das empresas possuem planos de internet banda larga.

O ideal, antes de contratar um serviço de telefonia Voip, é buscar por uma operadora que preste um serviço de qualidade e que atenda às necessidades e demandas da sua empresa.