FAQ: O que priorizar para ajudar o seu usuário?

Você com certeza já se deparou com essas três linhas em algum site. FAQ é a sigla em inglês para o termo Frequently Asked Questions, que em português significa Perguntas Mais Frequentes.

E é aí que, com o perdão do trocadilho, vem algumas perguntas bastante frequentes a respeito das FAQs: Para que elas servem? O que elas são? Como podem ajudar os seus usuários?

FAQ: O que é?

Em síntese, as FAQs consistem em uma página que está localizada no site de uma determinada empresa. Afinal, o nome já diz tudo e o que ela traz são as perguntas e as respostas mais frequentes que os clientes formulam para aquela marca.

Por essa razão, é possível concluir o quanto a FAQ é importante para a interação e o bom atendimento aos clientes. Imagine, por exemplo, uma empresa que comercializa um produto “x”.

Sobretudo constantemente, os atendentes são indagados sobre como usar determinada funcionalidade do referido produto. São então perguntas frequentes, questionamentos que se repetem. Assim é para isso que as FAQs demonstram a sua importância.

Enfim, aquelas indagações preferidas dos clientes possuem respostas em um único lugar, facilitando o acesso a elas e, consequentemente, otimizando a sua comunicação com o público.

Além disso, utilizar o recurso das FAQs melhora até mesmo a produtividade da equipe, pois desse modo ela consegue manter o foco em outras demandas de atendimento, sem a necessidade de dedicar um precioso tempo respondendo às dúvidas dos clientes.

FAQ: O que priorizar para ajudar o usuário?

Primeiramente, lembre-se do principal objetivo da FAQ: “Responder às perguntas mais frequentes”. Dessa forma, a prioridade de uma FAQ realmente eficiente é sanar aquelas dúvidas que fazem parte do dia a dia dos clientes. 

Em síntese, para priorizar o que é relevante para o seu negócio e o seu público, é importante que você adote algumas medidas. Confira! 

Faça uma pesquisa

Em outras palavras, de nada adianta utilizar as mesmas perguntas dos seus concorrentes ou de outros negócios que atuam em segmentos semelhantes. Além disso, o importante nesse caso é ficar atento para a realidade do seu próprio negócio e entender o seu público.

Primordialmente efetuar pesquisas e ficar atento no dia a dia da interação por meio das ligações, tickets, redes sociais e outros canais é uma forma viável para você captar com mais exatidão o que o seu cliente deseja saber.

Atualize periodicamente

A princípio é normal que com o passar do tempo, com a evolução dos seus negócios e com novos produtos lançados, surjam novas dúvidas. É aí que se torna necessário atualizar a FAQ, avaliar quais perguntas estão se tornando frequentes e manter o foco nelas.

FAQ
Imagem contextualizando a FAQ com clientes e usuários

Responda de forma simples e direta

Não é necessário tecer longas explicações. Os consumidores querem sempre agilidade para solucionar as dúvidas e é por isso que as respostas devem ser objetivas.

A FAQ é essencial para o êxito do seu atendimento 

Ela melhora a sua relação com os clientes em vários níveis, exercendo um importante papel na viabilização de um atendimento bem feito. Portanto, prioriza na elaboração da FAQ aquilo que realmente vai ser de utilidade para o público.

Sobre a Sonax

A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e WhatsApp(Sonax Chat) há mais de 15 anos.

Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio. Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.

 Nossos produtos: PABX em Nuvem, Call Center em Nuvem, Terceirização de tele atendimento. Chatbot, URA Inteligente, Números 0800, 4003 e Virtuais, Envio de SMS, SIP Trunk Ativo.

Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa. Siga também a SONAX em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

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