A comunicação é um dos aspectos mais importantes de qualquer relacionamento. E como o objetivo do seu negócio é manter uma relação positiva e duradoura com o cliente, a comunicação precisa ser eficiente e trazer para ele a melhor experiência possível. No caso do Serviço de Atendimento ao Cliente, a conversa pode partir de algum problema que o público tenha e que ele precisa ser resolvido. Nesses casos, a interação deve ser perfeita, para que a relação entre ambas as partes seja ainda melhor.
No artigo abaixo, você fica sabendo de 4 dicas para melhorar o seu Serviço de Atendimento ao Cliente. Confira!
1 – Busque sempre mostrar empenho em resolver o problema
Muito das dicas mais importantes em relação a atendimento ao cliente giram em torno de uma mesma idéia: o treinamento da equipe que irá fazer a interação.
Um dos aspectos mais importantes é deixar bem claro para o cliente a determinação de entregar o que ele deseja, e para isso a comunicação interpessoal precisa ser bem trabalhada.
Deixe o cliente relatar o problema, faça perguntas para deixar a situação bem clara, escute sugestões e resuma o problema de modo a deixar claro que ele foi entendido. Mostre para o público que encontrar uma solução é a maior prioridade. Por isso, é preciso ter foco em algumas áreas específicas:
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- Tempo: o cliente quer que o problema seja resolvido de forma imediata.
- Tranquilidade: ele que a interação seja tranquila.
- Transparência: ele não quer ser “enrolado”, nem ouvir mentiras.
- Confiança: ele quer ter a certeza do seu empenho em ajudá-lo.
2 – O feedback
Uma ótima dica é usar o feedback para melhorar. Fazer algumas poucas perguntas rápidas, após o problema ser resolvido, e pedir sugestões sobre o atendimento em si é uma maneira de entender o que o cliente espera da interação e ainda, possivelmente, encontrar alguma solução que melhore futuras interações.
Outra ideia interessante é fazer uma espécie de feedback ativo. Especialmente em casos de empresas B2B, iniciar um contato com os principais clientes é uma forma de encontrar soluções e ainda melhorar a relação, já que ele se sentirá bem valorizado.
3 – Transforme a interação em oportunidade
O Serviço de Atendimento ao Cliente é uma interação entre ambas as partes, e como qualquer comunicação, pode ser uma nova oportunidade. A conversa pode ser usada, após o problema ser resolvido, para vender ou complementar o produto já vendido. Mas, é preciso ter muito cuidado.
A equipe precisa ser muitíssimo bem treinada para avaliar bem a reação do cliente à oferta. Por exemplo, alguém que está ligando por conta de um problema sério, e está de muito mau humor, dificilmente irá receber uma oferta de forma positiva. É preciso ter tato.
4 – Invista na qualidade
Um dos aspectos mais óbvios do atendimento ao cliente é a própria qualidade da ligação. Dificuldade de ouvir o que está sendo dito, ou ligações que caem constantemente, são problemas bem comuns e que podem alterar o humor do cliente.
Alguém que está entrando em contato para reclamar pode ter o humor ainda pior se houver algum problema técnico, fazendo com que a situação original pareça ainda pior. É um erro grave e que pode ser facilmente corrigido com um investimento bem modesto em um sistema de comunicação mais moderno e eficiente.
É nesse aspecto que a Sonax pode ajudar. Entre em contato conosco, ou deixe uma mensagem, para que possamos ajudar a tornar o seu Serviço de Atendimento ao Cliente ainda mais eficiente. Você pode entrar em contato através do telefone (31) 3620-9321 ou pelo nosso site www.sonax.net.br.