Entenda como um sistema PABX funciona
Diariamente, as empresas recebem uma grande quantidade de ligações e por meio delas informam serviços, vendem produtos e tiram dúvidas do consumidor. Daí, a importância de uma central telefônica. Muitas empresas criaram a partir disso, redes de comunicação entre suas linhas telefônicas. Entretanto, essa comunicação pode ser ainda mais facilitada quando associada a serviços de PABX.
O termo pode não ser o mais popular, mas é simples de compreender. PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma transferência automática de ramais privados, em outras palavras, o PABX distribui as ligações sem a necessidade da criação de novas linhas. Logo, cada atendente tem um ramal próprio, melhorando a comunicação entre os colaboradores, sem acrescentar gastos à empresa.
Através dessa tecnologia, é possível a comunicação entre ramais apenas digitando um código ou transferindo uma ligação. Outro uso do PABX é poder colocar chamadas em espera. Isso auxilia e muito no atendimento de um cliente.
O sistema PABX é um investimento fundamental para organizações de pequeno e grande porte, pois colabora na manutenção de clientes, reduz gastos internos com telefone e potencializa comunicação entre funcionários.
Os tipos de PABX
A questão, é que não existe um único sistema PABX. Ele pode ser:
- Analógico: Esse modelo é o mais convencional e não oferece recursos avançados. As linhas são recebidas através de operadoras. O PABX analógico requer manutenções periódicas.
- Digital: PABX Digital apresenta algumas melhorias em relação ao analógico, como controle de volume da escuta (menor probabilidade de ruídos) e discagem direta para ramais (DDR). Entretanto, seu funcionamento ainda requer manutenção como o PABX mais convencional.
- Híbrido: Ele é uma combinação entre o sistema PABX Digital e Analógico, o que permite um aproveitamento de ambos os serviços. Ele também apresenta tecnologia VoIP (Voz sobre IP), reduzindo os custos do sistema. Ainda assim, o PABX requer manutenção, assim como seus antecessores.
- VoIp: Nesse modelo, há mais recursos e a empresa pode receber ligações por meios digitais. Seu funcionamento ocorre apenas com linhas de operadoras VoIP.
- Virtual: É o mais moderno sistema PABX. Com ele o uso de ramais pode ser feito em qualquer equipamento com acesso à internet, gerando economia. Uma vez que o sistema se hospeda na rede, não há necessidade de instalação de equipamentos físicos, mas de um software de gerenciamento, que funciona na nuvem
A transferência de informações ocorre em uma velocidade maior em comparação com outros modelos de PABX.
O PABX mais vantajoso
Grande parte das empresas ainda utilizam sistemas convencionais PABX, ou mesmo Digitais e Híbridos, que apesar de acrescentarem recursos, ainda assim, não se equiparam a tecnologia do PABX Virtual.
Se sua empresa busca por um melhor desempenho no atendimento e quer associar isso a um sistema PABX econômico, mais seguro e eficiente, o sistema virtual é a melhor opção. Seu software de interface simples substitui equipamentos físicos que necessitam de manutenções periódicas, garantindo custos menores para a empresa.
Com o sistema PABX Virtual, empresas de diferentes segmentos têm a possibilidade de:
- Gravar chamadas;
- Manejar filas de esperas;
- Realizar videoconferências;
- Ter um atendimento mais automatizado.
Se você gostou dos benefícios que um sistema PABX Virtual pode oferecer a sua empresa, entre em contato conosco ou deixe uma mensagem em nosso click2call.