O PABX é uma ferramenta que pode trazer bastante economia para a sua empresa. Com ela, é possível fazer a distribuição e gerenciamento de ramais internos de forma mais rápida e eficiente, trazendo menos gastos com telefonia e aumentando a efetividade da comunicação interna e externa. Por isso, confira cinco dicas para reduzir custos com a manutenção de PABX na sua empresa.
1 – Faça a manutenção preventiva
Essa dica é excelente para a redução de custos gerais da empresa, não importa o equipamento e a situação. A manutenção preventiva é a prática de fazer manutenções recorrentes, com uma frequência ideal, de modo a se antecipar aos possíveis problemas.
Com essa manutenção, os equipamentos ficam em funcionamento por muito mais tempo. Além disso, ela tende a ser muito mais barata do que os outros tipos de manutenção, já que os reparos são menores, pois o problema ainda não se agravou.
2 – Faça atualização dos softwares constantemente
Uma dica um pouco mais próxima do PABX. Os softwares são os programas que mantém o sistema funcionando, por isso, é preciso garantir que eles estão constantemente atualizados. Sem isso, é possível que a rede não opere a sua capacidade máxima, além de permitir brechas de segurança que seriam resolvidas pelo update.
3 – Considere a alternativa da nuvem
O PABX é uma tecnologia em constante evolução. Atualmente, a tecnologia avançou de uma forma que é possível usar a própria nuvem para manter o sistema. Ou seja, ele fica em um servidor remoto e a sua empresa o acessa pela internet.
Essa é uma forma de economizar muito com manutenção, praticamente eliminando todos os custos, já que quem é encarregado das atualizações e da manutenção dos equipamentos é o provedor do servidor.
4 – Conscientizar os funcionários
A manutenção do patrimônio empresarial é uma colaboração de todos na empresa. Desde o gerente até o funcionário, principalmente, que tem um contato mais direto com o equipamento. Portanto, esclareça para todos os membros da equipe a importância de ficar atento a qualquer falha.
O ideal é, sempre que possível, documentar cada falha no sistema. Assim, é possível avaliar as condições em que elas ocorreram, para evitar que elas se repitam.
5 – Procure a verdadeira causa do problema
Muitas empresas ficam com o sistema de telefonia mudo, em determinado momento. Imediatamente entram em contato com a manutenção que resolve o problema e pronto, todos estão satisfeitos. Já passou por essa situação?
Essa prática de “apagar incêndios” não é a melhor forma de fazer a manutenção do PABX ou de qualquer outro sistema telefônico.
Se não for encontrada a raiz do problema, é muito provável que ele surja novamente. Sendo assim, a empresa perde dinheiro com o tempo que o sistema fica indisponível, precisando arcar com uma nova manutenção, além de manchar um pouco a relação com a prestadora de serviço.
Por isso, o melhor jeito de reduzir custos durante a manutenção é encontrar o motivo do problema. Pode ser, por exemplo, que a estrutura de cabeamento para telefonia não seja boa o suficiente, o que quer dizer que o problema irá acontecer novamente.
Gostou das dicas? Com elas, a manutenção do PABX é ainda melhor, aumentando ainda mais a sua eficiente por um custo bem menor. Quer entender melhor como ele funciona ou encontrar a solução ideal para a sua empresa? Então entre em contato conosco por telefone ou deixe um recado no nosso click2call.