Ramal de telefone: você sabe o que é qual a sua função nas organizações?

Imagine uma empresa com 30, 50, 100, 500, 1000, 20000 funcionários. Como facilitar, de forma organizada, a comunicação entre as pessoas e entre os clientes e cada funcionário? Você deve ter respondido: telefone. Entretanto, é financeiramente inviável ter uma linha de operadora exclusiva de telefone para cada colaborador. É aí, que entram os ramais telefônicos.

O nome se originou da analogia com uma árvore. Há um tronco principal (a linha telefônica) e então, são direcionados os ramos (ramais), que são linhas de telefones internas que a central (PABX) atende. Ou seja, o tronco é a central telefônica e os ramos são os ramais, que são essas ramificações de linhas internas.

Não confunda extensão com ramal

Uma extensão telefônica é quando há mais de um aparelho telefônico instalado na mesma linha. Ou seja, quando um aparelho está em uso, o outro não consegue realizar uma nova ligação.

O ramal é quando há vários aparelhos, mas cada um está ligado a uma ramificação de linha. Portanto, é possível que várias pessoas utilizem seus ramais ao mesmo tempo, ligando para diferentes números.

Por que usar ramais?

Os ramais são indicados para micro, pequenas, médias e grandes empresas. Eles organizam a comunicação e dão credibilidade a empresa. Veja os benefícios:

Transferências de ramais

Normalmente, o PABX ou Central PABX, fica na recepção, local aonde a maioria das chamadas chega, para que elas sejam direcionadas pela recepcionista para o ramal específico. O uso de ramais facilita e a agiliza a comunicação, já que com apenas poucos cliques, você consegue transferir uma ligação de uma linha para outra.

O atendimento digital também é possível. Um menu de atendimento é gravado direcionando o usuário a escolher a opção de atendimento que ele precisa para o momento. Isso direcionará automaticamente a ligação para o setor responsável que tem condições de ajudar o cliente no momento.

Números diretos

Os ramais também possibilitam que um número direto para cada colaborador seja criado, sem a necessidade de passar pela triagem do menu digital ou ser atendido pela recepcionista. Quando o número direto é utilizado, o telefone toca diretamente no aparelho daquele colaborador, oferecendo uma comunicação rápida e direta.

Eficiência na comunicação internet

A comunicação interna da empresa também é outra beneficiada. Um colaborador pode usar o seu aparelho de telefone e ligar para o ramal de um colega que está localizado do outro lado da empresa. Um contato telefônico é rápido, prático e resolver situações urgentes que um e-mail não consegue suprir.

Além disso, os ramais permitem fazer uma conferência onde mais de dois ramais possam entrar simultaneamente, para facilitar reuniões de pessoas que estão em locais mais distantes ou resolver assuntos de forma direta e rápida.

Fácil instalação e melhor custo-benefício

Um sistema PABX com ramais é de fácil instalação, sem a necessidade de fazer mudanças de estruturas físicas. Além disso, oferece um ótimo custo-benefício. Oferecer ferramentas de trabalho eficientes para a sua equipe é fundamental para que elas aumentem a produtividade, ganhem tempo e consigam entregar melhores resultados.

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