Causas comuns da má qualidade de chamada Voip.

Saiba quais são as principais causas da má qualidade nas ligações Voip e como corrigi-las

As chamadas Voip auxiliam empresas a diminuir custos com telefonia pois oferecem soluções simples e inteligentes para efetuar as ligações dentro e fora do escritório. Sem a necessidade de muitos equipamentos, basta conectar um aparelho de telefone Voip em uma tomada de rede ou baixar um app para utilizar a tecnologia também no celular – perfeito para empresas com trabalhadores remotos ou externos!

O que é tecnologia Voip?

A expressão Voip significa Voz por IP, ou seja, é a transmissão de voz por pacotes de dados de um endereço IP para outro através da internet. Desse modo é possível reduzir drasticamente os gastos de uma companhia com telefonia, pois ao invés de pagar por planos caríssimos de operadoras tradicionais, a empresa passa a assinar um plano virtual de dados com preços muito mais competitivos.

3 causas da má qualidade das ligações Voip

Ainda que haja muitos benefícios em contratar um plano Voip, algumas falhas podem ocorrer e comprometer a qualidade das ligações, mas nada que não possa ser evitado ou solucionado rapidamente. Veja quais são três dessas principais causas:

Conectividade

As chamadas Voip consomem internet, assim como outras formas de uso, como ler e-mails, assistir a vídeos, fazer downloads, entre outros. Quando todas essas atividades acontecem ao mesmo tempo, ou em momentos em que há um grande fluxo de voz, é normal que a conexão com a internet não aguente e sofra uma diminuição da velocidade.

Para resolver esse contratempo e não ter mais problemas de conectividade, o indicado é contratar um plano de internet banda larga que esteja preparado para aguentar esse tipo de tráfego antes de instalar o Voip.

Problemas de rede

Além da conexão com a internet, a rede também pode apresentar falhas que comprometem a qualidade das ligações Voip. Equipamentos como roteador e modem podem ficar desatualizados, sendo a principal causa da queda de qualidade das chamadas.

Assim como os problemas de conectividade, os de rede também são facilmente contornados. Basta manter os equipamentos atualizados e, caso isso não resolva, considerar a substituição do hardware.

Jitter

Como a telefonia Voip funciona pelo envio de pacotes de dados, quando há atraso no envio sucessivo desses dados, a ligação falha. Essa medida de variação do atraso entre o envio dos pacotes é chamada jitter e é uma das três causas da má qualidade nas ligações Voip. Para reparar o jitter é preciso configurar um buffer. O buffer atrasa intencionalmente os pacotes para ordená-los, isto é, para que os usuários recebam na ordem correta e assim não prejudique a ligação.

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