PABX: Conheça os diferentes tipos e qual é o mais adequado para a sua empresa

Quando se fala em proporcionar um atendimento telefônico profissional, rápido e eficiente, a escolha do modelo de PABX apropriado pode ser um dos fatores mais importantes.

Existem diversos tipos de PABX no mercado, o que cria uma certa dúvida na cabeça dos empreendedores, principalmente aqueles que estão começando a sua jornada no mundo empresarial.

Por isso, preparamos o artigo a seguir onde você confere os principais tipos de PABX disponíveis no mercado – com as suas vantagens e desvantagens – para que você possa escolher o melhor para o seu modelo de negócio.

Boa leitura!

Antes de qualquer coisa, o que é PABX?

A sigla PABX vem do inglês Private Automatic Branch Exchange, e significa Troca Automática de Ramais Privados. É um tipo de central telefônica privada que liga todas as linhas telefônicas de uma empresa e pode redistribuir as chamadas através de ramais internos, além de possibilitar ligações simultâneas.

A PABX permite criar uma rede de comunicação telefônica interna entre setores de uma empresa ou entre as linhas privadas (ramais) e a linha telefônica externa (da operadora de telefonia escolhida), permitindo otimizar o uso da linha telefônica externa.

Tipos de PABX

O desenvolvimento da tecnologia da informação permitiu um barateamento consistente dos sistemas de PABX. Atualmente, existem diversas soluções diferentes de PABX, e a adoção de cada um dos modelos depende das necessidades da sua empresa.

PABX Analógico

Apesar de ainda ser comercializado em muitas empresas brasileiras, o PABX analógico está ficando obsoleto rapidamente por ser um sistema caro e que precisa de um alto investimento em suporte técnico e manutenção, ainda mais se for comparado com os demais sistemas.

Por ter uma estrutura totalmente analógica e não dispor de recursos avançados é um sistema de PABX que fica restrito a empresas mais tradicionais, com poucas necessidades de comunicação.

PABX Digital

O PABX Digital é superior ao sistema analógico por oferecer um serviço com qualidade digital que melhora o processamento das chamadas. Só pode ser implementado se houver a disponibilidade de linhas digitais, como as de fibra ótica ou VoIP.

Apresentam as mesmas funcionalidades do PABX analógico, além de permitir discagens diretas para ramais (DDR), entroncamento digital e qualidade digital para as chamadas.

PABX híbrido

Este é um sistema de PABX que une as funcionalidades dos sistemas analógico e digital com todas as vantagens da ferramenta VoIP. De modo resumido, podemos dizer que VoIP é a tecnologia que permite ligar pela internet. Na maioria dos casos, esse é um jeito mais barato e escalável de fazer chamadas.

Assim, o PABX híbrido é dotado de um sistema que integra as três tecnologias de PABX, de acordo com as necessidades do negócio.

PABX IP

Funciona apenas com o sistema VoIP e é mais barato para as chamadas externas, tanto as locais quanto as de longa distância e internacionais. Apesar disso, pode apresentar um custo inicial alto referente à aquisição do hardware.

PABX Cloud

Este sistema de PABX também opera apenas linhas VoIP, mas tem uma enorme vantagem: toda a infraestrutura de comunicação fica na nuvem, o que significa que não é necessário adquirir o hardware.

Com todo o serviço hospedado na nuvem, a PABX Cloud oferece uma série de recursos de automação e personalização do atendimento, tudo por um preço muito menor.

Agora que você conhece todas as principais modalidades de PABX, fica mais fácil decidir qual é a mais indicada para o seu negócio.

Se quiser conhecer todas as possibilidades e vantagens do melhor serviço de PABX Virtual do Brasil, acesse o nosso site, deixe as suas informações e nós ligaremos para você!

http://www.sonax.net.br/

Leia mais artigos do Blog Sonax

plugins premium WordPress