A realização de vendas por telefone é uma alternativa interessante para muitos negócios. Mas será que para bom vendedor meio telefonema basta? A coisa nem sempre é assim tão simples.
Vendas é um processo que exige planejamento e técnica, ainda mais quando elas são realizadas por telefone, em que não há o contato visual com o cliente ou o famoso “cara a cara”.
Sendo assim, é necessário estar atento para abordar o cliente sem parecer invasivo. Os consumidores, de uma forma geral, não apreciam serem abordados em momentos inoportunos. Diante de uma ligação inconveniente, todo o esforço persuasivo de vendas vai por água abaixo.
Além do mais, é importante saber como iniciar a conversa, como vender o seu produto ou serviço citando de maneira sucinta todas as qualidades e vantagens que ele proporciona. Lembre-se: vender um produto é mostrar que ele é a solução dos problemas que afligem o seu cliente.
Dicas importantes de vendas por telefone
Abordagem persuasiva, tom de voz afável e capacidade de convencimento. Quando esses detalhes são unidos de forma coesa durante a venda por telefone, é bem provável que o cliente vai pronunciar um sonoro “sim, eu aceito” e o vendedor vai garantir mais um êxito em seu trabalho.
Por isso, para que seja possível aumentar o número de conversões quando o assunto é venda por telefone, vale seguir essas 5 dicas abaixo. Vamos ver?
1 – Capte as informações dos leads
Antes de preparar as vendas, fique atento para as principais informações acerca dos leads. Saiba em qual estágio do funil de vendas eles estão, pois isso vai facilitar ao máximo a sua abordagem.
2 – Prepare a abordagem inicial
O medo de abordar o cliente em um momento pouco ou nada propício inibe muitas vezes a realização de vendas por telefone. Por essa razão é que muitos vendedores logo iniciam a conversa com a pergunta: “você pode conversar agora?”
Em muitos casos, esse já é o convite para o cliente mais experiente responder um “não” e frustrar todo o diálogo. Portanto, o ideal é iniciar com uma saudação mais coloquial e amigável. Um exemplo pode ser “como você está hoje?”
3 – O tom da voz
Por telefone o seu instrumento de persuasão é a voz. Logo, é importante treinar a dicção para se tornar compreensível.
Com uma boa dose de treino você vai controlar o ritmo da sua fala, nem sendo tão apressado e nem tão lento a ponto de se tornar monótono. É importante, nesse caso, que você escute as suas próprias gravações e veja o que deve ser melhorado.
4 – Conheça o seu produto
Nem tente abordar o cliente se você não conhece todos os detalhes do seu produto ou serviço. Imagine se o cliente quer sanar uma dúvida e você só tem como resposta um insatisfatório “não sei”.
5 – Não confunda persuasão com enrolação
O ideal é oferecer o produto de maneira amigável e ágil. Nada de fazer longos discursos falando sobre a história da empresa, da sua experiência ou qualquer outro assunto paralelo. O importante é ser objetivo.
As vendas por telefone ainda são eficientes
Com uma boa técnica e um bom planejamento, é possível aumentar as conversões e ainda adquirir mais clientes.
Portanto, siga as dicas acima e torne as suas vendas por telefone uma maneira vantajosa de interagir e abordar os clientes.