Voip: Posso confiar nessa telefonia para a minha empresa?

Um dos maiores requisitos para qualquer tecnologia empresarial é a confiabilidade. O sistema mais recente com os recursos mais avançados não será útil para uma empresa se não funcionar corretamente ou quando for mais necessário.

Às vezes, o software e o hardware podem exigir manutenção ou tempo de inatividade para atualizações, instalação de patches de segurança, etc.

No entanto, desde que possa ser agendada com antecedência, a organização pode contornar os problemas ou organizar alternativas.

Mas o tempo de inatividade inesperado, erros frequentes, bugs, falhas ou problemas de hardware podem causar frustração, interromper fluxos de trabalho e incorrer em custos. Tal interrupção do serviço pode ser um pequeno inconveniente para os consumidores, mas pode ter um impacto mais amplo sobre as empresas.

Antes de avaliarmos a confiabilidade do VoIP para empresas, precisamos separar o VoIP como uma tecnologia de sua implementação.

Há muitos fatores que afetam a confiabilidade de um sistema e, no caso do VoIP, eles podem ser categorizados em termos de se eles são uma função da própria tecnologia ou se surgem como resultado de configurações individuais de implantação.

Para entender melhor, podemos comparar o VoIP com outras inovações. Os protocolos de chamadas móveis amadureceram para um estágio em que são extremamente confiáveis como tecnologia.
No entanto, o serviço experimentado por clientes individuais dependerá da rede ou operadora em questão. Assim, uma pessoa com uma portadora pode experimentar um serviço ruim (cobertura de retorno, falta de torres de celular na faixa etc.), embora a tecnologia em si seja confiável. A mesma ideia se aplica ao VoIP.

VoIP como uma tecnologia

VoIP é baseado em protocolos de Internet, é extremamente robusto. As implementações mais antigas do VoIP costumavam sofrer com baixa qualidade de chamadas, conexões interrompidas e palavras inteiras ou partes de conversas desapareceriam.

No entanto, houve muitas melhorias desde então e o protocolo agora está maduro e estável.
Isso significa que a maioria dos fatores que afetam a confiabilidade do serviço de VoIP depende, de fato, da rede individual de dados e das configurações da implementação específica.

Implementação do Serviço VoIP

Quando olhamos para o lado da implementação do VoIP, alguns fatores dependem dos negócios e outros são controlados pelo provedor de serviços. Como a maioria das empresas está considerando serviços VoIP hospedados em vez de sistemas locais, é importante avaliar a confiabilidade do serviço do fornecedor antes de adquiri-lo.

Em geral, as empresas não podem alterar os codecs de áudio ou o hardware no qual o serviço de VoIP está sendo executado. Cabe ao provedor de serviços garantir que o serviço que eles fornecem seja confiável e não pare de funcionar inesperadamente. É por isso que os acordos de nível de serviço são tão importantes.

Por outro lado, a confiabilidade do VoIP também depende da rede de dados e das velocidades da Internet que fornecem o serviço para os negócios. Conexões lentas da Internet e congestionamento da rede podem degradar rapidamente a qualidade do áudio, bem como resultar em chamadas interrompidas, conexões perdidas ou outros problemas.

Não tem nada a ver com a confiabilidade da tecnologia em si. Na maioria dos casos, otimizar as configurações de QoS ou alternar para uma conexão de velocidade mais alta resolverá esses problemas.

No final do dia, a confiabilidade do VoIP pode variar com a implantação individual, mas, em geral, a tecnologia e o serviço são robustos. As empresas não precisam se preocupar se o sistema falhará inesperadamente ou causará interrupções nos fluxos diários de trabalho.

Durante os primeiros dias do VoIP, muitas empresas tinham sérias dúvidas quanto à confiabilidade e qualidade das chamadas. A tecnologia e a indústria como um todo percorreram um longo caminho desde então e o VoIP pode ser tão confiável – se não mais – quanto o PSTN.

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