API WhatsApp Oficial: Entenda Mais! Nós te ensinamos tudo!

1 – Quais os tipos de WhatsApp existem e suas diferenças?

Você tem uma empresa e utiliza o WhatsApp como ferramenta de comunicação com os clientes? Sabia que o WhatsApp possui versões específicas para serem usadas por empresas? Conhece as diferenças entre essas versões e qual a melhor para o seu negócio? Você sabe o que é a API WhatsApp Oficial?

Caso ainda não saiba, o WhatsApp existe em quatro versões diferentes: a tradicional, o WhatsApp  Business e o WhatsApp Business API e a WhatsApp API não oficial. Enfim, vamos falar um pouco mais sobre cada um.

E se você ainda não usa o WhatsApp como meio de comunicação com seus clientes, ou não possibilita um atendimento de tanta qualidade por lá, talvez seja a hora de começar a investir nessa ferramenta.

A realidade é que o WhatsApp já possui mais de 2 bilhões de usuários. 

Conforme, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em 2020. O WhatsApp se encontra instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros. E 95% dos entrevistados afirmam abrir o famoso aplicativo diariamente.

Além disso, segundo a pesquisa Mensageria no Brasil, divulgada em fevereiro de 2020, também publicada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box,  pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas.

WhatsApp Tradicional

O WhatsApp tradicional é aquele que a grande maioria da população possui instalada em seus celulares e é gratuito para baixar.

Essa é uma versão simples, que permite a interação individual ou em grupos, com trocas de mensagens (texto, gifs, áudios, documentos…), chamadas de vídeo e voz, linhas de transmissão e compartilhamento de status.

A versão tradicional é excelente e cheia de vantagens para os usuários comuns. Até mesmo os usuários que utilizam o WhatsApp para fazer vendas e se relacionar com os clientes utilizam essa versão, no entanto, ela não é tão adequada para esse fim quanto as outras duas versões: business e API.

WhatsApp Business

O WhatsApp tradicional é gratuito e tem como principal função a comunicação individual ou em grupos entre pessoas.

Primeiramente, o que é uma API? 

API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicações.

Ou seja, um conjunto de padrões de programação que permitem que sistemas diferentes se conectem. Uma API possibilita, por exemplo, a conexão entre um aplicativo e um site. 

Isso otimiza processos e evita que desenvolvedores criem diferentes recursos para permitir que sistemas distintos interajam entre si.


E qual a aplicação de uma API no WhatsApp, por exemplo?

A principal vantagem é integrar o WhatsApp a outros canais, como plataformas de atendimento, softwares de gestão de dados e outros.

Além disso, as empresas podem utilizar chatbots em seus números de Whatsapp. O chatbot fará o papel de um assistente virtual e atenderá os clientes a qualquer dia e hora da semana, tirando dúvidas básicas e fazendo envio de materiais como boletos, por exemplo.


Em resumo, o WhatsApp Business API organiza, facilita e escala o seu atendimento ao cliente. Ideal para pequenas, médias e grandes empresas, conforme a demanda de cada uma.

Somente nessa versão é possível utilizar chatbots de atendimento e vários atendentes em um mesmo número.

API WhatsApp Business

Primeiramente, o que é uma API? 

API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicações.

Ou seja, um conjunto de padrões de programação que permitem que sistemas diferentes se conectem. Uma API possibilita, por exemplo, a conexão entre um aplicativo e um site. 

Isso otimiza processos e evita que desenvolvedores criem diferentes recursos para permitir que sistemas distintos interajam entre si.


E qual a aplicação de uma API no WhatsApp, por exemplo?

A principal vantagem é integrar o WhatsApp a outros canais, como plataformas de atendimento, softwares de gestão de dados e outros.

Além disso, as empresas podem utilizar chatbots em seus números de Whatsapp. O chatbot fará o papel de um assistente virtual e atenderá os clientes a qualquer dia e hora da semana, tirando dúvidas básicas e fazendo envio de materiais como boletos, por exemplo.


Em resumo, o WhatsApp Business API organiza, facilita e escala o seu atendimento ao cliente. Ideal para pequenas, médias e grandes empresas, de acordo com a demanda de cada uma.

Somente nessa versão é possível utilizar chatbots de atendimento e vários atendentes em um mesmo número.

2 – Quais são as vantagens do WhatsApp Business API e porque sua utilização é a mais recomendada?

As principais vantagens da API Oficial são:

Possibilita:

  • Integração do WhatsApp a uma plataforma de atendimento.
  • Diversos atendentes realizar o atendimento da sua empresa  pelo mesmo número único.
  • Possibilita Atender clientes durante 24h nos 7 dias da semana.
  • Possibilita configurar um ChatBot automatizado para tirar dúvidas básicas e sanar curiosidades dos seus clientes sem precisar, necessariamente, de um atendimento humano.
  • Conciliar atendimento automatizado e humano.
  • Envio de notificações, lembretes e atualizações para seus  clientes (serviço pago após as 24h do contato inicial).
  • Possibilita que você se conecte diretamente a API Oficial do WhatsApp e não precise mais de celular para se conectar, como nas demais versões.
  • Essa API é Oficial do WhatsApp e evita o risco de você ter seu número banido.
  • Possibilidade de integrar seu WhatsApp, com sistemas terceiros, ERPs e ChatBots.
  • Proporciona confiança e credibilidade a sua marca frente aos clientes, pois todos identificam facilmente que sua empresa possui uma conta oficial de WhatsApp. 
  • Proporciona escalabilidade a sua na comunicação da sua empresa possibilitando que atinjam mais clientes e atendam vários deles em simultâneo, com respostas rápidas e automáticas.
API WhatsApp - Tipos de WhatsApp
Tipos de WhatsApp e suas características.

Além das inúmeras funcionalidades acima

Destacamos a vantagem das empresas utilizarem a API Oficial do WhatsApp, ao invés das demais opções, aqui na Sonax, salientamos nossa preferência por indicar os clientes na utilização dessa versão, por ser a única homologada e verificada pelo WhatsApp e também ser a única a garantir estabilidade, escalabilidade e profissionalismo no atendimento da sua empresa, por se tratar de uma solução 100% homologada pelo Facebook, possibilitando sua empresa liberdade na criação de atendimentos humanizados e chatbots para automação inteligente dos seus processos!

3 – O que é a versão não oficial da API do WhatsApp? Quais as vantagens de migrar dela para a API Oficial?

É uma API desenvolvida por terceiros  de modo a integrar o WhatsApp Web atual as aplicações de automação de atendimento.

Possui as mesmas funcionalidades da API oficial, porém com uma segurança menor em casos de envio de mensagens em massa, e também na estabilidade do serviço, pois necessita de atualização constante sempre que uma versão do WhatsApp entra em vigor. Então faz com que os clientes sintam mais instabilidade no serviço, pois depende dos desenvolvedores ficarem sempre buscando atualizar a API sempre que há atualizações. A dificuldade consiste basicamente nas empresas desenvolvedores em manter uma conexão com uma API de terceiro que não possui homologação com o FB então não tem previsibilidade de atualização automática da API sempre que o WhatsApp atualiza sua versão!

Necessita de um celular conectado a internet e com App de WhatsApp conectado, o que gera a necessidade de ter a conexão entre a API e o celular  sempre estável para o bom funcionamento do serviço. Diferente da API oficial, que não necessita de conexão com celular!

Por meio dela, também é possível integrar com sistemas omnichannel, ter vários atendentes em um único número, desenvolver menus de atendimento, entre outras funções.

Considere todas as possibilidades disponibilizadas pelas quatro versões do aplicativo e escolha a que fizer mais sentido para a sua empresa!

Porém, lembre-se que  na Sonax sempre indicamos a API OFICIAL para clientes exigentes que precisam de 100% de estabilidade. Pois, além de estabilidade garantida, é a única homologada pelo Facebook, para uso estável e escalável de Chatbots e multi-atendimento profissional!

Migre agora mesmo seu número, para a versão Oficial da API do WhatsApp, e fale agora mesmo com nossos especialistas!

Entenda as desvantagens do WhatsApp API não oficial:

  • Essa versão, como não é homologada pelo Facebook, pode  sofrer varias instabilidades devido as constantes atualizações sofridas pelo WhatsApp, que, na prática, não é programada e impacta diretamente nas aplicações diversas que consomem essa API NÃO OFICIAL!
  • Instabilidade por estar ligado ao celular: sim, a versão não oficial depende da conexão de um celular. Ela literalmente espelha tudo que está sendo feito em seu celular. Logo, o celular precisa ficar conectado na tomada, em uma conexão estável de internet e nunca apagar a tela do WhatsApp. Se acaba a bateria do seu celular ou se a conexão com a internet está fraca ou não está conseguindo se conectar, você também não conseguirá atender seus clientes.
  • Leitura de QR codes para se conectar: nessa versão, o aparelho da empresa precisa fazer a leitura de um QR Code para poder se conectar, ou seja, mais uma etapa a ser cumprida antes de iniciar os atendimentos.
  • Normalmente essa versão é utilizada para clientes que não conseguiam cadastrar na API OFICIAL do WhatsApp e tem uso exclusivamente ativo, e não se encaixam nas regras de restrição do Facebook de envio de mensagens sem opt-in.
Comparativo entre WhatsApp Tradicional e Business API.


4 – Porque a maioria das empresas utiliza a API não oficial do WhatsApp?

Atualmente a maior parte das empresas , utilizam a API não oficial do WhatsApp, por acreditar em algumas crenças que no passado faziam sentido, porém nos dias atuais já foram vencidas!
Saibam quais são:

Facebook restringia muito a verificação de muitos ninchos de empresas de pequeno porte ao acesso a API Oficial

Atualmente , desde outubro de 2021, o facebook, criou vários processos para desburocratizar a iniciação de empresas de pequeno porte ao acesso a API Oficial. Clique aqui, para saber mais como iniciar seu processo de verificação de conta ao WhatsApp API Oficial.

O Custo para utilizar a API Oficial é muito mais alto do que a API não Oficial

Realmente existe um custo adicional em você utilizar a versão da API Oficial, porém esse custo reduziu bastante, e atualmente é bem acessivel a todo tipo de empresa, principalmente à aquelas que utilizam a comunicação do WhatsApp para fazer atendimento receptivo aos seus clientes e não ativo. Clique aqui e saiba mais sobre preços!

A ativação da API Oficial é muito demorada

Atualmente , temos formas de ativar seu número novo ou já utilizado em até 24 horas! Então esse processo já está bem acessivel e rapido!

O WhatsApp Oficial não permite que envie mensagem em massa para clientes

Realmente as políticas de segurança do Facebook e da API Oficial, não permitem essa prática abusiva, porém possibilita que você cadastre sua própria Template modelo de mensagem para chamar ativamente seus clientes e iniciar a comunicação ativa! Clique aqui para saber como criar um Modelo de mensagem aprovado pelo facebook (Template de mensagem)

O uso do WhatsApp Business API permite criar um modelo automático de mensagem.

Custo para envio de WhatsApp Ativo na API Oficial

O maior questionamento dos usuários, é sobre o custo por envio de mensagens ativas (template) para os contatos. Realmente na API não oficial, esse custo não existe por se tratar de uma API que não segue as regras de restrições de SPAM do Facebook e permite que um usuário mande mensagem sem as regras de Opt-in, possibilitando que você envie mensagens da forma que quiser para qualquer cliente sem prévia validação do Facebook. Assim, atualmente cada envio de mensagem ativa para contatos diferentes na API Oficial tem um custo cerca de R$ 0,30 centavos por template numa janela de até 24 horas! Esse custo é pago diretamente para o Provedor Oficial do WhatsApp, e não para Sonax.
Para saber os custos de mensagens do WhatsApp, clique aqui.

5 – A API não oficial vai funcionar até quando?

Não se sabe até quando ela irá funcionar, por se tratar de uma aplicação mantida por terceiros e não homologada pelo Facebook. Então não se pode garantir estabilidade e continuidade da sua aplicação visto que não é homologada, por mais que o seu funcionamento seja intuitivo e usual para muitas empresas que atualmente a utilizam, é uma aplicação que pode passar por instabilidade devido às atualizações constantes do WhatsApp sem previsibilidade para essa API.

6 – Qual a diferença de preço entre a API Oficial e não oficial?

Preparamos um artigo interessante para você saber a diferença de preço entre clientes de plano que utiliza a API não Oficial e a API não oficial! Clique aqui, para ir ao artigo explicativo!

Ambas as APIs permitem a integração com plataformas omnichannel. Ou seja, você poderá ter o atendimento de todos os canais de mensagens em um único lugar.

Além disso, a integração com sistemas omnichannel, trazem mais eficácia para o atendimento e assertividade para a gestão. Isso porque as plataformas trazem relatórios completos e permitem o monitoramento dos atendimentos pelo gestor em tempo real.

Antes de escolher se irá optar pela API oficial ou não oficial, é importante ter bem alinhado os objetivos da empresa ao utilizar o WhatsApp, se o atendimento será em maioria receptivo ou ativo e o posicionamento de marca perante os consumidores.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a API oficial, converse com um de nossos especialistas. Será um prazer te auxiliar e direcionar para o caminho mais adequado.

O uso do WhatsApp Business é uma importantíssima forma de atender seus clientes.

Como aderir ao Whatsapp Business API?

Clique no link abaixo e conheça mais sobre como criar um número novo ou migrar seu número de WhatsApp para a API Oficial:

Fale com um dos nossos especialistas.

7 – Porque escolher a Sonax como parceira na sua adesão  ao Whatsapp Business API?

O Whatsapp Business API é um serviço, e não um aplicativo, por isso não é possível apenas baixá-lo. 

Para ter acesso a ele, é preciso escolher uma empresa parceira dos provedores oficiais do Whatsapp, e a Sonax Chat é uma delas.

O próprio Whatsapp determinou essa diretriz de atuação com provedores oficiais, por isso,  atráves das nossas parcerias com as empresas provedoras permite que atuemos oficialmente intermediando para que as demandas ao redor do mundo sejam devidamente atendidas e sua conta de WhatsApp seja oficialmente integrada junto ao Facebook. 

Uma das vantagens de escolher a Sonax , que é uma empresa parceira dos provedores é que  fiquemos responsáveis por submeter as informações fornecidas ao servidor e aguardar a aprovação. 

Isso faz com que o seu tempo seja otimizado e a sua empresa passe por menos processos burocráticos.

Além disso, sua empresa tem toda a facilidade em integrar ao seu novo WhatsApp API, nossos chatbots e sistema de gerenciamento de multi-atendimentos para dar uma escala de atendimento a sua empresa , aproximando vocês aos seus clientes de maneira ágil e profissional! 

Portanto, se você quer ter sucesso em seu relacionamento com o cliente, você precisa estar onde ele está e fornecer o melhor atendimento possível.

Contrate Já Sonax Chat e Profissionalize o Atendimento da sua empresa.

8 – O que preciso fazer para migrar ou ativar um novo número na API Oficial do WhatsApp? 

Primeiro vamos entender o conceito sobre migrar um número já vinculado a uma conta de WhatsApp no seu celular, e o conceito de criar uma conta em um número novo!

1 – Qual a diferença entre migrar meu número atual de WhatsApp que já utilizo no meu aplicativo de celular ou ativar um número novo?

Ativar um número novo que ainda não tem conta de WhatsApp em celular ativa:

Essa é a forma mais simples e você simplesmente seguirá os passos do tutorial que esta no link abaixo desse tópico. Pois, o princípio básico da API Oficial do WhatsApp, é ativar números que no momento da ativação não tenha conta ativa de WhatsApp. Ou seja, como seu número é novo e nunca teve conta ativa, você não terá problema!

Migrando seu número de WhatsApp, que está em utilização no seu celular:

Essa é uma forma simples também, porém você deverá ter cuidado em uma parte do processo, onde você terá que excluir sua conta atual no aplicativo de WhatsApp do seu celular, minutos antes de ativar a conta na API Oficial! Ou seja, o processo é o mesmo de ativar um número novo, porém vai estar marcado na etapa do processo, a hora e como você deverá excluir sua conta atual. É bem seguro, é recomendado você fazer um backup antes no seu aplicativo de WhatsApp no celular. Após você apagar sua conta, aguarde 5 minutos, e ative ela novamente na API Oficial, conforme o tutorial. Não precisa aguardar tempo maior do que isso! Caso dê algo errado, basta reinstalar seu aplicativo no seu celular, e voltar o backup, que estará tudo novamente funcionando no seu celular!


2 – O que preciso fazer para migrar ou ativar um novo número na API Oficial do WhatsApp?

Segue o passo a passo para ativar sua API Oficial começando do zero:

1 – Criar e validar uma conta no Gerenciador de négocios do facebook.
2 – Escolher um BSP homologado do Facebook que seja integrado com o Sonax!
3 – Criar uma conta na Gupshup e ativar seu número novo ou migrado na API Oficial do WhatsApp.
4 – Ativando sua conta de WhatsApp Oficial hospedada pela Gupshup no Sonax chat!
5 – Como criar Templates de mensagem modelo para WhatsApp Business Oficial na GupShup?

Se deseja falar com um de nossos Gerentes de contas da Sonax, clique Aqui!

Sobre a Sonax

A Sonax é uma empresa que desenvolve um ecossistema de soluções para Atendimento ao cliente, com telefonia em nuvem (PABX em Nuvem e Call Center em Nuvem), Chatbot para Webchat e WhatsApp(Sonax Chat) há mais de 15 anos.

Proporcionando a gestores um controle total sobre a comunicação de todos os setores do seu negócio. Gerando assim, relatórios, índices e insumos para tomadas de decisões rápidas e eficientes.

 Nossos produtos: PABX em Nuvem, Call Center em Nuvem, Terceirização de tele atendimento. Chatbot, URA Inteligente, Números 0800, 4003 e Virtuais, Envio de SMS, SIP Trunk Ativo.

Para mais informações acesse aqui o site da nossa empresa. Siga também a SONAX em nossas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.

Cliente acessando site da Sonax
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