Chat: A sua evolução e importância

Como sua evolução influência as tendências de mercado

Antes de começarmos a abordar propriamente certas indagações sobre a palavra chat. Se faz necessário que façamos algumas observações que conforme a evolução do chat e da era digital. São observadas com o aspecto comportamental das gerações mediante a cada ano em que são nasceram. E como o contexto de cada uma, influência o atual cenário, comportamentos abordados em muitos estudos no cenário do ‘marketing’.

As Gerações e suas características

Geração Baby Boomers: em primeiro lugar nesse sentido nascidos entre 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos). Sendo então uma geração que viveu sua infância, adolescência e fase adulta sem o chat, os benefícios da ‘internet’ e da tecnologia em comunicação.  E que, portanto, somente na terceira idade conseguiu ter amplo acesso à ‘internet’, ao chat e demais plataformas de tecnologia de comunicação e informação. Ou seja, que conforme o tempo teve que se adaptar à era da tecnologia, ‘internet’ e chat.

Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos). Nesse sentido uma geração que viveu sua infância, adolescência e grande fase adulta sem a tecnologia, ‘internet’ e chat. E que somente tardiamente se viu inserida nesse contexto. 

Geração Y (‘millennials’): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos). Uma geração que viveu parte de sua infância sem acesso à tecnologia, ‘internet’ e chat. Portanto, é a última geração que pode dizer que viveu sem a tecnologia, ‘internet’ e chat. 

Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos). Uma geração que convive com tecnologia, ‘internet’ e chat desde sua infância. São os chamados nativos digitais. 

Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos). É uma geração que recebe tantos estímulos e informações por conta da tecnologia, ‘internet’ e chat que estarão ainda mais preparados para os próximos cenários. 

Chat e gerações
Imagem descrevendo as gerações

As Gerações ditam as novas tendências

Feitas essas contextualizações, podemos de certa forma entender como a tecnologia, ‘internet’ e chat evoluíram. E de acordo com essa evolução uma grande influência na atual sociedade.  Afinal hoje em dia para todas as gerações citadas acima é inimaginável passar algum dia sem acessar ou ter um bate-papo. Pelo WhatsApp, pelo Facebook, pelo Instagram ou ainda em outras plataformas. 

Afinal no cenário atual como o avanço da tecnologia, da circulação de informação, dos meios de chat e comunicação inseridos em atividades cotidianas e empresariais. E com a questão do novo normal imposta devido à Covid-19 é impossível pensar viver sem os benefícios do chat para se comunicar com amigos, familiares, clientes.  

Ou seja, nessa contextualização de acordo a exemplificação das gerações, as Gerações Z e Alpha por praticamente nascerem conversando com os amigos através do chat. Por não terem vivido realidades diferentes como as outras gerações, não imaginam que antes, a vida de todos e o acesso à tecnologia, informação e chat era bem diferente da atual.  Em contrapartida, situações que as gerações: Baby Boomers, Geração X e por último a geração Y viveram. Os grupos de pessoas que antigamente se reuniam presencialmente para uma boa conversa e ter a interação social.  Eles agora então se organizam em fóruns e comunidades digitais para através de publicações e chat se posicionarem e fazerem valer sua voz sobre os mais diversos assuntos.

Qual a origem da palavra chat?

A palavra chat é de origem inglesa (da área da ‘internet’). Sendo entendida como conversa informal e para comunicação à distância. Assim utilizando computadores ligados à Internet, onde o que se digita no teclado de um deles aparece em tempo real na tela do dispositivo de todos os participantes do chat. 

Quando foi criado o primeiro sistema de chat?

Primeiramente o chat que foi usado de forma geral, foi o IRC! Criado em agosto de 1988 por Jarkko Oikarine com os propósitos primordiais de discutir sobre computadores, o IRC virou uma febre por vários usuários. Até hoje o IRC é ainda muito usado com milhares de redes e milhões de usuários em todo mundo.

Os chats que foram febre no Brasil e deixaram saudade

Salas de bate papo

Em meados dos anos 2000, na era da ‘internet’ discada. Os grandes passatempos de brasileiros eram entrar em sites principalmente como o da UOL, em chat em salas de bate-papo que poderiam ter várias classificações de acordo com cidade, idade, assuntos. Portanto; por terem funções diferenciais na época, várias pessoas entravam nas salas de bate-papo. Para fazer amizades ou manter uma conversa com pessoas que estavam em lugares distantes do que estavam. 

ICQ    

Pode ser considerado como um dos percursos em um sistema de chat que com mais funções e que esboçava o que veio a ser rede social. Conforme os contatos poderiam ser salvos em uma lista e algumas funções inovadoras para a época.  A marca registrada do ICQ era uma pequena flor que ficava vermelha quando os usuários estavam off-line e verde no momento que estava no modo online.

YAHOO MESSENGER 

O Yahoo! Messenger foi criado no ano de 1998 e fez a primeira junção entre e-mail e chat online. 

MSN MESSENGER

A Microsoft lançou o ‘software’ com a função de enviar e receber mensagens instantâneas no ano de 1999. Sua instalação via online, gratuito e com todas as funcionalidades disponíveis. Posteriormente se juntou ao Windows Messenger para se chamar Windows Live Messenger e causar um grande impacto no setor. 

ORKUT

Foi a precursora do termo conhecido como rede social, também com o recurso de chat. Criada em 24 de janeiro de 2004. Filiada ao Google e desativada em 30 de setembro de 2014. Teve como objetivo a maior atuação nos Estados Unidos, mas acabou tenho mais usuários, virando febre e tendo  milhões de usuários no Brasil e Índia. 

Redes e Chat
Aplicativos e Plataformas Usadas para Chat

A nova era dos aplicativos de chat

Os aplicativos de chat mais usados atualmente são: o WhatsApp em 109 países, Messenger em 49 países, Vibero em 15 países, Line em 4 países, WeChat em 3 países, Telegram em 2 países, KakaoTalk em 1 país, Imo em 1 país.  Bem como os aplicativos com mais usuários em números estimados são os seguintes: WhatsApp: 1,2 bilhão de usuários, Messenger: 1 bilhão de usuários, QQ Mobile: 900 milhões de usuários, WeChat: 850 milhões de usuários, Skype: 350 milhões de usuários e SnapChat: 300 milhões de usuários. 

No atual cenário os aplicativos de chat têm uma grande importância. Como já falamos anteriormente, primeiramente a partir de 2010 com a disseminação do Facebook, twitter, LinkedIn, Instagram. E outras redes sociais por conta do acesso à informação e da “voz” no direito a posicionamento que várias pessoas passaram a ter. E atualmente por conta da pandemia da covid-19 e da necessidade de distanciamento, a importância do chat junto às redes sociais se evidenciou ainda mais. Passando a se tornarem estratégias de vendas, atendimento ao cliente e pesquisas de ‘marketing’.  

A importância do chat para as empresas 

Na correria do dia a dia os consumidores e clientes têm o imediatismo nesse sentido ainda mais de buscar resolver seus problemas e tirar suas dúvidas. Esses clientes estão sempre conectados. Seja no Facebook, WhatsApp, Instagram. Além disso, grandes redes sociais com chat se tornaram um grande mercado na estratégia de um atendimento de qualidade e no cenário de vendas para muitas empresas. Sendo assim então muitas empresas através de chat em seus sites ou em outras plataformas, tem no chat online uma das ferramentas tecnológicas mais atuais e modernas. Que buscam o atendimento digital, com o intuito de atingir um público bem maior com custos menores. 

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Cliente acessando site da Sonax
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