Higienização de mailing – O que é e como fazer?

Obter e manter uma lista de contatos relevantes é um procedimento básico para quem quer realizar um atendimento de qualidade. Mas você sabia que mais importante do que manter uma lista é saber como e quando fazer uma faxina eficiente nela?

Pois é, a higienização de mailing consiste na remoção de contatos que, por algum motivo, já não são relevantes para a empresa. É graças a essa limpeza, que se evita perder tempo ligando para tais números.

O ideal é que a higienização do mailing seja efetuada de maneira periódica. Por isso, é importante que a empresa tenha um tempo mínimo estipulado para a realização dessa ação.

Caso o procedimento de higienização seja deixado de lado, o seu time de funcionários inevitavelmente vai acabar ligando para os mesmos contatos mais de uma vez. Lembre-se que, ao longo do tempo muitas alterações podem ocorrer com os seus contatos.

Alguns deles trocam o endereço e o telefone. Diante disso, a presença de um contato desatualizado só vai atrapalhar o trabalho e gerar custos desnecessários.

Isso, além de denotar desorganização do atendimento, acaba gerando a redução da sua produtividade, no aumento dos seus custos e ainda gera um acúmulo de contatos que só vai atrapalhar o bom andamento dos serviços.

Diante disso, entre as maneiras que você tem para otimizar o tempo, melhorar o atendimento e promover uma redução de gastos na empresa, a higienização de mailing aparece como uma das ações fundamentais para isso.

Sendo assim, a partir do momento que se possui à disposição uma lista repleta de contatos em potencial, a higienização se torna ideal para organizar todo o processo, tornando o atendimento e a abordagem aos clientes mais eficiente.

Como efetuar a higienização do mailing

Antes de explicar como realizar uma faxina na sua lista, a tornando útil, atualizada e eficiente, não custa lembrar que a compra de listas deve ser evitada. A aquisição de listas é a tradução literal do ditado que diz que “quantidade não é qualidade”.

Para você se certificar do que deve ser atualizado na sua lista, leve em consideração alguns indicadores relevantes. Um deles é averiguar se os números dos dispositivos móveis apresentam o nono dígito. Sem eles vários números podem ser considerados inválidos.

É fundamental efetuar uma separação dos contatos no mailing. Eles podem ser separados por meio de segmentos. Essa separação pode ser por região, perfil do cliente, enfim, depende também da área e dos propósitos do seu negócio.

Além disso, determine um número máximo de chamadas que podem ser realizadas para os números no seu mailing e apague aqueles que atingiram esta quantia. Desse modo você consegue evitar vários transtornos.

É importante também fazer a higienização do mailing por meio de ferramentas de automação. Hoje em dia sistemas como URA e discagem automática estão aptos a avaliar todos os contatos listados no mailing com a máxima precisão.

Conclusão

De vez em quando uma faxina cai bem. E isso vale também quando o assunto é a lista de contatos da sua empresa. 

Por isso, para atualizar, organizar e assegurar um atendimento de qualidade, realize periodicamente a higienização do mailing.

Leia mais artigos do Blog Sonax

plugins premium WordPress