PABX: Como escolher o melhor para a sua empresa?

Sistemas de PABX são uma ótima forma de diminuir os custos operacionais da sua empresa. Essa solução, é um centro de distribuição telefônica da sua empresa por isso, pode ser uma forma eficiente de cortar os gastos com telefonia. Ele permite uma comunicação interna muito mais barata e eficiente, aumentando também a segurança. Mas, como escolher a melhor opção de PABX?

A opção analógica

Existem sistemas PABX que operam através das próprias linhas telefônicas. É uma solução mais tradicional que não possui recursos muito avançados. Sua principal vantagem é a estabilidade, que é contrabalanceada pela sua estrutura pesada, tanto que necessita de mão de obra qualificada para instalação e manutenção.

Apesar disso, essa opção permite alguns recursos básicos:

  • Identificadores de chamada
  • Ligações entre ramais e chamadas externas
  • Bloqueio de ligações a cobrar
  • Chamada em espera

Essa solução pode auxiliar pequenas empresas, ou negócios que não precisam de muitos recursos. Porém, é preciso avaliar muito bem, já que a manutenção e instalação mais caros podem fazer com que não valha a pena.

A opção digital

O PABX Digital é uma pequena evolução da versão analógica e geralmente é feita por cabos mais sofisticados, que não são disponibilizados por todas as operadoras de telefonia. Sua principal vantagem é aumentar a qualidade da ligação, eliminando certos ruídos e permitindo chamadas mais limpas.

Ainda é uma solução que necessita de mão de obra qualificada.

Existe também o sistema híbrido, que é uma forma de auxiliar na transição entre o sistema analógico e digital, e que combina algumas funções de cada um deles. É uma solução interessante, mas pouco eficiente.

O PABX Virtual

Já a opção virtual do PABX funciona de forma muito semelhante a ambas, porém utiliza o sistema de telefonia VOIP, que usa a rede para transmitir os dados das chamadas.

A principal vantagem dessa solução é que esse tipo de comunicação tem tarifas normalmente bem mais baratas do que as chamadas por telefonia tradicionais, já significando uma redução nos custos para a sua empresa.

Além da economia, a aplicação da tecnologia mais avançada faz com que essa opção resulte em diversas vantagens e funcionalidades.

Como é uma evolução dos sistemas analógicos e digitais, mantém grande parte de seus recursos, mas incorpora soluções ainda mais sofisticadas já que usa, por exemplo, a nuvem.

Essa solução permite um controle muito maior, e unificado, de todo a central de telefonia, fazendo com que não haja perda de chamadas, nem riscos de ocorrer situações embaraçosas por problemas nos ramais.

Todas essas opções são feitas a partir de um investimento muito menor e mais eficiente do que qualquer uma das opções. É uma forma de garantir um sistema de telefonia interno e externo, com o mínimo de recurso, que é facilmente escalável e pode crescer conforme a necessidade da sua empresa.

O sistema de telefonia PABX Virtual é uma evolução dos sistemas digital, analógico e híbrido, que vieram antes dele. Por conta disso, ele retém todas as suas vantagens e aproveita os novos recursos para tornar o sistema ainda mais barato e eficiente.

Se ficou interessado, você pode entrar em contato conosco por telefone, ou deixar um recado que iremos retornar para mostrar todas as vantagens do PABX Virtual e tirar qualquer dúvida sobre essa solução.

Leia mais artigos do Blog Sonax

plugins premium WordPress