Descubra Como Melhorar a Qualidade de Voz em VOIP

Se você está acessando este post com certeza teve problemas com qualidade em ligações voip. Os problemas são diversos como: Voz robotizada, ligação chiando, ligação muda e queda na ligação.

A resolução destes problemas pode ser mais simples do que parece. Siga os tópicos abaixo para a solução de cada tipo de problema.

Voz Chiando

Como o voip é uma linha digital não há a possibilidade de gerar chiados em suas ligações, porém seus dispositivos físicos como alto-falante e microfone podem gerar estes problemas. Verifique as dicas a baixo do que pode ser feito:

  • Headset Apropriado: Para garantir uma qualidade de voz é necessário utilizar fones apropriados. Separamos um post exclusivo com dicas de como escolher seu Headset Clique Aqui;
  • Troca do Dispositivo: Tenha sempre um fone extra para fazer testes.
  • Sensibilidade do Microfone: Caso utilize seu ramal no computador há a possibilidade de ajustar a sensibilidade dos fones como na imagem abaixo.

  • Equalização do Headset: Equalize seu fone de ouvido e melhore ainda mais a qualidade Clique Aqui

Voz robotizada, ligações muda e queda na Chamada

O que é “normal” para Latência e Perdas de Pacote?

Latência

A Latência pode ser entendida como o atraso no envio de pacotes de dados de um ponto para outro. (Do seu computador para web site por exemplo). Para se medir uma latência é considerado o tempo gasto para o envio de um pacote que é devolvido para o remetente, ou seja tempo de ida e volta (ping).

O que pode ser considerado uma latência normal?

Com o PingPlotter além do medidor de índice de latência é possível avaliar os índices de cores (verde, amarelo e vermelho) para ter uma referência básica.

Para conexões de internet cabeada (recomendada para utilização do voip) pode ser considerado aceitável:

  • Modem a Cabo: 5 há 40 ms;
  • DSL: 10 há 70 ms;
  • Modem dial-up: 100 a 220 ms;

Os dados trafegam a 192 km por ms em uma conexão de internet. Como a informação é enviado e recebida, podemos denotar que é gasto em média 1 ms de latência cada 96km entre você e o destino.

Perda de Pacote

Quando se é notado perdas de pacotes no IP final do destino é algo para se considerar um possível problema. Perdas de pacote a cima de 2% em um período de tempo é um indicador de falhas. Os protocolos de internet são capazes de solucionar partes destas perdas, deste modo não precisa de preocupar caso a perda seja inferior há 5%.

RESOLVENDO OS PROBLEMAS

Caso tenha problemas em seu voip (voz picotando, ligações mudas e queda de chamadas) a internet é um forte indicador.

Mantenha o PingPlotter aberto para consultar seus dados entendendo melhor o problema

1 . Abra o ping plotter nos domínios ipbx.sonax.net.br e sip.sonax.net.br

2 . Quando notar problemas na qualidade da voz anote o número e horário da ligação;

3 . Verifique os dados do PingPlotter no horário que anotou o problema analisando a latência e perdas de pacotes.

 

Exemplo de problema

 

4 . Caso realmente ocorreu alta latência ou perda de pacote, verifique o IP final e vá até encontrar um salto que não mostre os problemas que seu destino final está mostrando.

Exemplo de problema

 

5 . Depois de Identificar isso você saberá de onde provem o problema. Deste modo entre em contato com seu ADM de rede ou provedor de internet para resolver o problema.

Não Sabe como Instalar o PingPlotter? Clique aqui

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